domingo, 16 de maio de 2010

O Chato

[necessário enfatizar a chatisse de reproduzir por escrito um adendo da versão ao vivo mais famosa dessa música]

"Todos os personagens sobre os quais escrevi, hoje são fantasmas que me habitam, que olham pra mim pensando: 'eu sou você amanhã, e ontem' como se estivessem num castelo aqui, um castelo psíquico todos me olhando, escrevi sempre sobre o patético humano, o nosso ridículo eterno...Nós temos a impressão pela igreja católica, de que temos o pecado original, mas temos mais temos o RIDÍCULO ORIGINAL!
Essa nossa cara de quem vai tropeçar a qualquer momento na frente da namorada!
Escrevi sobre personagens que tem esse patético acentuado...Representantes disso: A Bailarina Gorda! O Vampiro doidão que detestava sangue, era bonzinho...O gago que queria ser locutor de corrida de cavalo: 'a-a-ten-tenção va-vai senta na saída, a-ten-ten-tenção chega, não' Ainda não saia, hahaha! O rei do mal humor Valfrido Paranóico, Montenegro desajeitado...João Ciumento...e todos eu identifico, são todas pessoas que eu posso dar o nome, e eu fiz pra essa pessoa, Beto e Cláudia existem, esse eu não posso denunciar pra quem fiz, porque a canção se chama: O Chato.
(...)
Segundo Millor fernandes: 'o chato é aquele cara que conta tudo tim-tim por tim-tim, depois ainda entra em detalhes'
Gent...É preciso perdoar o chato! O Chato não tem defeito grave, ele é bem intencionado. Ele só confunde as coisas, ele acredita, ele tem uma ingenuidade pereeeene!
'Cê fala pro chato: 'Como vai?' Ele responde. Gente, 'como vai' quer dizer 'oi', não é pra responder. Ninguém quer saber como você vai...'como é que vai?'...'Oi!'
Fala pro cara, aparece lá em casa, ele aparece. Porr...
Derruba o copo, na hora que vai paquerar a menina, derruba o whisky awoowrrrrblorrww[onomatopéia de oswaldão!]

Mas é preciso perdoá-lo..." (...)



Ah, todo chato é bonzinho
Nunca nos faz nenhum mal
Ah, todo chato é calminho
Como se faltasse sal
Ah, todo chato te conta
Aonde passou o Natal
E sempre te da um dica
De onde ir no carnaval
Ah, todo chato cutuca
Pra você prestar atenção
Chama cabeça de cuca
E arranha um violão
Diz que inventou uma música
E toca as seiscentas que fez
E quando você abre a boca e boceja
Ele toca tudinho outra vez
Ah, todo chato é gosmento
mas não há como evitar
Eu sou um chato e meu Deus não me agüento
Só me tacando no mar

(Oswaldo Montenegro)


http://www.youtube.com/watch?v=a0J_kEeqCFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário